sábado, 21 de julho de 2012

Hardware

PLACA MÃE / DEFINIÇÕES

Placa-mãe, também denominada mainboard ou motherboard, é uma placa de circuito impresso eletrônico/electrónico. É considerado o elemento mais importante de um computador, pois tem como função permitir que o processador se comunique com todos os periféricos instalados. Na placa-mãe encontramos não só o processador, mas também a memória RAM, os circuitos de apoio, as placas controladoras, os conectores do barramento PCI e os chipset, que são os principais circuitos integrados da placa-mãe e são responsáveis pelas comunicações entre o processador e os demais componentes.
No português: Placa mãe é a parte principal do computador, sua função é fazer a comunicação das outras placas, chips, conectores e etc.. 


Disco rígido / Definição
Disco rígido ou disco duro, popularmente chamado também de HD (derivação de HDD do inglês hard disk drive) ou winchester (termo em desuso), "memória de massa" ou ainda de "memória secundária" é a parte do computador onde são armazenados os dados. O disco rígido é uma memória não-volátil, ou seja, as informações não são perdidas quando o computador é desligado, sendo considerado o principal meio de armazenamento de dados em massa. Por ser uma memória não-volátil, é um sistema necessário para se ter um meio de executar novamente programas e carregar arquivos contendo os dados inseridos anteriormente quando ligamos o computador.
No português: Disco ou peça onde fica armazenado os programas, softwares, sistema operacional, fotos, videos.. etc.



MEMORIA / Definição

Memória de acesso aleatório (do inglês Random Access Memory, frequentemente abreviado para RAM) é um tipo de memória que permite a leitura e a escrita, utilizada como memória primária em sistemas eletrônicos digitais.
A memória RAM é um componente essencial não apenas nos computadores pessoais, mas em qualquer tipo de computador. Por mais que exista espaço de armazenamento disponível, na forma de um HD ou memória flash, é sempre necessária uma certa quantidade de memória RAM e, naturalmente, quanto mais melhor.
No português: Trabalha diretamente com oprocessador, quanto mais, melhor. Diferente de um HD, a memória se apaga quando desligamos o computador.


COOLER
Serve para auxiliar no controle de temperatura do sistema e evitar superaquecimento. Nada mais é que uma, duas, ou até três ventoinhas que ajudam a manter o sistema numa temperatura mais resfriada.
O cooler, na verdade, não serve para calcular ou realizar alguma tarefa diretamente relacionada aos softwares.
No português: Esta peça é apenas um componente que serve para refrigerar o CPU (processador). Atualmente há diversos tipos de coolers, porém o mais comum é o ventilador.

PROCESSADOR
O processador é o cérebro do micro, encarregado de processar a maior parte das informações. Ele é também o componente onde são usadas as tecnologias de fabricação mais recentes. O processador é o componente mais complexo e freqüentemente o mais caro, mas ele não pode fazer nada sozinho. Como todo cérebro, ele precisa de um corpo, que é formado pelos outros componentes do micro, incluindo memória, HD, placa de vídeo e de rede, monitor, teclado e mouse. Dentro do mundo PC, tudo começou com o 8088, lançado pela Intel em 1979 e usado no primeiro PC, lançado pela IBM em 1981.
No português: Como o nome diz. Processa as informações do computador, ou seja, um bom processador realiza os trabalhos mais rapidamente. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário